A sigla BMS vem do inglês Building Management System, que pode ser traduzido como Sistema de Gestão Predial. O BMS é um sistema computadorizado implantado em edifícios e Data Centers, que serve para monitorar e controlar toda a parte mecânica e elétrica do prédio. O BMS pode integrar Iluminação, Climatização, Irrigação, Cortinas, Bombas e Motores, Reservatórios, Grupo Gerador, Nobreak, Ventilação e Exaustão, Controle de Acesso, Detecção e Alarme contra incêndio e Elevadores, entre outros.
O BMS inclui um software, um banco de dados em um servidor e um sistema de sensores inteligentes conectados a uma rede de transmissão de dados.
Os sensores espalhados pelo edifício recolhem informações que são enviadas ao BMS, onde são armazenadas em um banco de dados e disparam ações conforme a programação do operador, inclusive avisos e alarmes na tela e Smartphone.
Em um Data Center, o monitoramento e alarmes das condições físicas são importantes para manter a operação sem interrupções, inclusive com o cálculo “On-Line” do PUE.
O BMS por meio da integração de múltiplas plataformas e protocolos, proporciona ao administrador do edifício uma visão eficiente de todas as operações em andamento.